Revolução dos dados na saúde é tema de episódio de websérie

14 Maio 2024 | 2min de leitura

Contraste Imprimir

“Medicina não vai ser somente para profissionais da área de saúde. Nós vamos precisar de pessoas com formação em ciência da computação, estatística, engenheiros trabalhando junto, porque é uma quantidade enorme de dados, de informação que o médico precisa digerir”. O depoimento de Robson Capasso, médico, empreendedor e professor diretor na Universidade Stanford (EUA), no quarto episódio da segunda temporada de “Vamos habilitar o próximo nível?”, indica bem o caminho que a medicina está tomando rumo à chamada Saúde 4.0.

Apresentada por Embratel, em parceria com o Valor, a websérie se debruça nesse episódio sobre a revolução de dados que a saúde já começou a viver. A transformação vai permitir que médicos e profissionais da área tomem decisões não apenas com sua formação e experiências com pacientes, mas também com apoio de bancos de dados que vão reunir informações de milhões de pessoas — tudo ao alcance das mãos num aplicativo, que garante a privacidade do histórico médico com proteção em cibersegurança.

“Vamos criar e colocar em prática o conceito de saúde conectada. Informações de pacientes que possam ser compartilhadas em todo o ecossistema de saúde”, explica Marcelo Ruiz, gerente de Desenvolvimento de Negócios em Saúde da Embratel, destacando a importância que a evolução da conectividade tem nessa nova era. “Latência e capacidade de transmissão de dados formam o grande diferencial e permitem o uso consistente dessas tecnologias.”

Nesse contexto, o 5G se mostra como um grande impulsionador da saúde conectada, como aponta Kleber Linhares, vice-presidente de Tecnologia e Inovação da Hapvida NotreDame Intermédica na websérie.

“Trabalhar e operar serviços viabilizados por uma nova infraestrutura de telecomunicação. O céu é o limite na organização e na criação de novas plataformas e novas formas de gestão”, afirma Kleber, destacando a importância de parcerias nessa evolução. “Eu conecto o Brasil inteiro a partir de uma rede, onde a Embratel tem o gerenciamento e me ajuda na prestação dos serviços.”

Apresentada por Silvio Meira, cientista chefe da TDS Company, “Vamos habilitar o próximo nível?” já teve nessa temporada outros três episódios. O primeiro, “Habilitador da Inovação”, pode ser visto aqui. Já o segundo, “Indústria 4.0”, está disponível aqui. Por fim, o terceiro “Varejo” pode ser assistido aqui.

Fechando a temporada, o próximo episódio vai se deter sobre o tema “Cidades Inteligentes”. Neles, mais experts vão discutir como a tecnologia pode tornar os serviços públicos mais eficientes e mais próximos do cidadão.

“Vamos habilitar o próximo nível? ” — Foto: G.lab/Getty Images
“Vamos habilitar o próximo nível? ” — Foto: G.lab/Getty Images

Acesse em proximonivel.embratel.com.br