Alba Seguradora anuncia Beto Trindade como novo CEO

11 Maio 2024 | 3min de leitura

Contraste Imprimir

A Alba Seguradora deu mais um passo na sua reformulação com a contratação de Carlos Alberto de Figueiredo Trindade Filho como novo CEO. Beto Trindade, como é conhecido no mercado de seguros, exibe no currículo mais de 40 anos no setor, com passagens por SulAmérica, Easy2Life, Wiz, Icatu e Brasil Insurance, atual Alper.

O executivo vai suceder no cargo, José Renato de Almeida Gonçalves Tourinho, acionista da companhia. A Alba é a nova denominação do tradicional Grupo Aliança da Bahia, com 154 anos de existência, sediado em Salvador.

O grupo centenário é composto também por outras empresas como o Hospital Aliança, a Agropastoril Vila Real e a Aliança da Bahia Engenharia e Serviços, entre outros.

A mudança de nome, ocorrida em maio do ano passado, foi a primeira fase de um plano de reformulação estratégica da área de seguros. Agora como Alba — “Al” de Aliança e “ba” de Bahia —, a companhia busca ampliar o portfólio de serviços e incluir a distribuição de seguros massificados, com foco em vida e patrimonial.

O desenvolvimento do novo projeto e a criação da nova marca fazem parte do estudo realizado pela consultoria da E&Y. O grupo também investiu na renovação tecnológica em parceria com a i4pro, provedora de infraestrutura digital para o mercado de seguros, que implantou o novo sistema.

“A Aliança da Bahia tem um líder muito famoso e presente no mercado, o Zé Tourinho, que é o representante dos acionistas e estava tocando o projeto de revitalização da empresa”, explica Trindade. “Ele me procurou, mostrou o projeto e me chamou para participar”, diz.

De acordo com o novo CEO, a seguradora permaneceu alguns anos sem emitir novos seguros. “A companhia, nesse período, ficou só administrando a carteira”, conta. “Nos últimos dois anos o foco foi trocar o sistema”, afirma Trindade. “Foi um investimento importante para preparar a empresa para o lançamento de novos produtos dentro do que estava planejado”, complementa. “Na prática, viramos uma startup de 150 anos.”

Trindade ressalta que o grupo Aliança da Bahia “já tem uma cultura forte de se preocupar com as pessoas, o desenvolvimento dos colaboradores e com a relação de parceiros, distribuidores e clientes”.

O novo CEO afirma que a primeira fase da estratégia contempla o avanço no mercado de seguro de vida. “O mercado de vida hoje tem recebido grande atenção tanto pelo setor segurador quanto pelo consumidor que acabou vendo a necessidade de proteção depois da covid. Hoje a preocupação sobre como proteger a família está presente nos mais variados níveis [sociais].”

Segundo Trindade, a empresa quer ampliar a distribuição dos produtos tanto para as pessoas físicas quanto às pequenas e médias empresas. “No caso das PMEs, há um ‘gap’ muito grande nesse sentido”, diz. “A estratégia inclui levar produtos simples e fáceis de serem entendidos, com distribuição por meio de parceria com os corretores, representantes de entidades de varejo e todo ambiente que possa levar essa proposta ao consumidor”, explica.

A Alba também vai, nesse primeiro momento, oferecer produtos de seguros de danos para PMEs. “É um mercado que também precisa de produtos mais simplificados e comunicação mais clara e estamos investindo nisso”, pontua. Ainda que a proposta seja ter uma atuação nacional, o novo CEO cita as regiões Norte e Nordeste como mercados com grande potencial de crescimento.

A seguradora tem operação também no Sudeste, Sul e Cetro-Oeste. “Nossa atuação nacional tem como suporte a digitalização da plataforma. No ambiente digital, não tem mais essa questão de ter ou não escritório em cada região. Conseguimos chegar ao cliente de maneira mais fácil, em qualquer lugar.”

De acordo com Trindade, uma dos diferenciais da Alba será a customização das coberturas. “Podemos combinar as coberturas conforme a necessidade daquela operação. Por exemplo, um seguro de danos para farmácia precisa de cobertura para geladeira de remédios. É um produto diferente de um cabeleireiro. Segmentar um seguro de danos por atividade faz muto mais sentido ao cliente.”

No caso do seguro de vida, o executivo explica que a companhia vai oferecer, além das apólices tradicionais, produtos com componentes financeiros. “A gente está se preparando para esse mercado de seguros que se conjugam com o planejamento financeiro das pessoas e famílias, com seguros que juntam prioteção e acumulação tanto em renda fixa quanto variável.”

Beto Trindade, novo CEO da Alba Seguradora — Foto: Divulgação
Beto Trindade, novo CEO da Alba Seguradora — Foto: Divulgação